Mentes & manias

.


Livro: Mentes & manias


Autor: Ana Beatriz Barbosa Silva

Editora: Gente

Ano: 2004
 
 
 
 
.
Este livro parte do princípio que “de louco todo mundo tem um pouco”, mostrando que de perto ninguém é totalmente normal.

A autora discorre com uma linguagem simples e de maneira direta sobre as compulsões mais comuns e conhecidas, como o TOC – Transtorno Obsessivo-Compulsivo.

Vale lembrar que os comportamentos obsessivos trazem o desconforto, provocando assim a ansiedade, enquanto os comportamentos compulsivos buscam, de certo modo, uma forma de alívio.

Na minha opinião, o capítulo mais interessante é o sétimo, intitulado “Espectro TOC: este arco-íris tem muito mais de sete cores”, que lista diversos transtornos e caracteriza cada um, dividindo-os em dois grupos: o pólo da compulsividade, em que a pessoa quer fugir do risco e do sofrimento, e o pólo da impulsividade, quando a pessoa busca o risco e o prazer.

Porém, o capítulo que mais gostei foi o décimo-primeiro: “As pequenas manias nossas de cada dia”, que traz vários exemplos de alguns dos transtornos citados acima e de simples manias por meio de personagens de desenho animado, seriados de TV e de pessoas famosas.


* Resolvi dar mais uma semana para quem ainda não enviou sua foto para o post especial. Repetindo: farei um post mostrando os "escritórios" dos meus queridos amigos e leitores. Envie até o dia 16/02 uma foto da sua mesa - aquele cantinho especial que você usa para estudar, trabalhar, onde fica seu computador, enfim - para meu e-mail (pensamentosoltos@gmail.com). Não é obrigatório, mas se quiser envie junto com a foto uma breve descrição da foto.


* Quer ganhar um livro? Participe do sorteio.
.

8 comentários:

Lia disse...

Oi, Paula
Desculpe, eu disse que iria enviar a foto, nem percebi que tinha prazo...vou mandar, eu prometo!

Meu cantinho disse...

Nossa, eu vi esse livro outro dia na livraria perto do meu trabalho. Que coincidência!
Beijos,
Mari
www.rosas.nadiapag.com

Lily disse...

Não é um tipo de livro que eu leria, acho, mas parece ser interessante!

Bjs.

Fernanda disse...

Até parece interessante, mas a pilha de livros a ler está tão gigante que, por enquanto, eu passo...

Beijos!

Luka disse...

Tudo de bom esse livro, hein ?
Fiquei com vontade de ler.
Beijos de fada.
Luka.

Giu Fernandes disse...

Oii Paula,
o livro deve ser muito interessante e diferente, mas não faz muito meu estilo! =/
Sua resenha ficou ótima! :D
beijos

Bárbara Garcia disse...

Oi Paula, eu já fiz minha resenha para fevereiro no projeto 12 livros: http://biscoitoebolo.blogspot.com/2010/02/menina-que-roubava-livros-markus-zusak.html

Estou a espera da próxima listinha cheia de sugestões :)
Beijos.

mamyrene disse...

Olá Paula
Espero que aceite o meu email,pois só enviei hoje a minha foto do meu cantinho com um pequeno comentário.

Quanto ao Mente e Manias deve ser muito interessante e adorei o fato de interagir com desenhos animados, pois no fundo quando estamos nos sentindo pressionados ou transtornados a tendência e querer o colinho da mamãe.

Beijos

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 . Designed by csstemplatesmarket

Converted to Blogger by BloggerThemes.Net Distributed by Blogger Templates