A Irmandade das Calças Viajantes

.

.
Livro: A Irmandade das Calças Viajantes

Autor: Ann Brashares

Editora: Rocco

Ano: 2001
 
 
 
 
 
 
Este é o primeiro volume de uma série de quatro livros da americana Ann Brashares.

A história da "mágica das calças" é apenas um pretexto para contar a jornada de quatro inseparáveis amigas que passam pela primeira vez o verão separadas - Carmen vai passar um tempo com seu pai, na Carolina do Norte, Lena vai para a casa dos avós, na Grécia, Tibby fica na sua cidade para trabalhar e Bridget vai para uma colônia de férias, no México - mostrando como elas permanecem sempre juntas mesmo estando separadas fisicamente. Sim, é um livro sobre amizade, que é a protagonista do livro ao lado das quatro garotas.

Certamente consigo me ver um pouco em cada uma das meninas. Tenho a timidez, a paixão pela Arte e a aversão em chamar a atenção de Lena. A rebeldia, ironia e sarcasmo de Tibby. O desejo de liberdade de Bridget. Porém, posso afirmar que é com a Carmem que eu mais me pareço e me identifico. Nem ao menos sei explicar direito porquê. Ela é a escritora do grupo, tem uma alma sensível e um olhar diferente sobre si e sobre o mundo, procurando constantemente se conhecer e se entender.

Cada uma tem seu próprio desafio nesse verão. Carmen é obrigada a lidar com a nova família do pai, Lena tem dificuldades para deixar Kostos se aproximar dela, Tibby vive intensos momentos com a pequena Bailey e Bridget tem suas primeiras experiências amorosas com Eric, seu treinador. Mesmo a quilômetros de distância umas das outras, elas conseguem se encorajar e se manter unidas por meio de bilhetes e das Calças.

Brashares é muito boa com as palavras, cumprindo com competência a tarefa de contar essas histórias de forma sensível, forte e emocionante.

Alguns dos trechos que mais gostei:

"Somos tudo umas pras outras. Não precisamos dizer isso; simplesmente é assim. Às vezes, parece que estamos tão próximas que formamos uma única pessoa completa, em vez de quatro pessoas separadas. Acomodamo-nos em categorias - Bridget, a atleta; Lena, a bela; Tibby, a rebelde e eu, Carmen, a... o quê? A que tem mau gênio. Mas, a que mais se preocupa. A que se preocupa com que nos mantenhemos juntas. Você sabe qual é o segredo? É tão simples... Nós amamos umas às outras. Somos simpáticas umas com as outras. Você sabe o quanto isso é raro?"

"Esquecer e ter que se lembrar de novo era a pior parte."

"Talvez haja mais verdade em como você sente do que no que acontece de verdade."



O filme "Quatro Amigas e um Jeans Viajante" foi inspirado neste livro.




21 comentários:

Ana Carolina Paul disse...

Ah que demais! Eu já tinha ouvido falar nesse livro, pensei que até pudesse ser interessante, mas nunca peguei realmente pra saber do que se tratava... Nem tinha visto o filme. Adorei a post!!
Beijos
Ana

Meu cantinho disse...

Bela escolha para começar seu blog, Paulinha! Sei da sua paixão por esses livros e os filmes. E eu continuo sem assistí-los, mas já gosto só em ler sua paixão por eles.
Beijos,
Mari

Meu cantinho disse...

Ah, é a Mari do Rosas, tá. ;)

Fernanda disse...

Eu nunca li, mas estou cheia de vontade! Li umas resenhas sobre a série faz pouco tempo no blog de uma amiga, e estes livros estão na fila.. ;)

Bjs!

Vinha disse...

Legal! Tb já ouvi falar nesse, mas nunca li.
na verdade, a minha lista é grande de mais para eu adicionar ele nela, então quando der eu compro/leio :P

Bjo
Vinha.

Sarah disse...

Eu já vi esse filme, quer dizer um pedaço do primeiro e do segundo e achei mt interessante, mas o sono sempre me vence, vou colocar aqui na lista para alugar.
Parabéns pelo novo blog.
Beijos.

Guilherme Alves disse...

Já tinha visto o filme mas nem sabia que era baseado em um livro. Vou dar uma olhada. Adoro o seu blog. Bjs

Bia Mendonça disse...

Paulinha, eu não li os livros, mas eu amei os 2 filmes! E foi no primeiro filme que eu achei a Grécia um lugar lindíssimo, preciso ir lá um dia!

bjs

Nade disse...

Paulinha, obrigada pelo retorno rápido por e-mail! ^^
Adorei o seu novo blog, menina! Amo livros e ter um espaço assim é tudo de bom! Parabéns!
Excelente dica! Não conhecia esta autora, mas adoro histórias deste gênero. Recentemente, comprei o "Tem Alguém Aí?", da Marian Keyes, ainda não comecei a ler, mas sei que promete!
Bjs e bom findi!

Julianna Steffens disse...

Os livros me deram um vazio tão grande quando terminei de ler, eu amei do fundo do meu coração todos os 4, mas aconselho pra quem ainda não viu os filmes e não leu o livro, deixe pra ver o 2ª depois de ler a série, se não é meio spoiler.

Enderson disse...

Que será um spoiler?! Até onde sei é o nome dos freios aerodinâmicos em cima das asas dos aviões:)Essa Julianna... hahahaha
Bom, Paula, vim aqui agradecer "pessoalmente" pela sua participação na promoção, e saiba que já coloquei seu blog nos meus favoritos, muito legal sua resenha. Sou muito curioso pra ver esse filme, mas vou ficar de olho nos livros. Minha lista tá grande, tô devendo 3,5 (três e meio hahaha), mas uma hora a série da calça entra na lista:) Beijo!

Giu disse...

Oii,
eu já lii esse livro, e eu gosteii bastante :DD
só que depois eu fui ver os dois filmes que tem, o primeiro é legal, mais o segundo é pessimooo!
Eu não voltei a ler, mais eu pretendo, pq eu fiquei com uma impressao horrivel do segundo filme
hahahaha bejos

Adriana Zardini disse...

Adorei seu blog Paula! Seja bem vinda ao Jane Austen Sociedade do Brasil! Eu gostaria muito de ler seu trabalho sobre Lady Susan!

Lia disse...

Oi, Paula
Li esse livro a semana passada e mesmo já tenho assistido aos dois filmes, gostei muito. Gostaria de ler os outros três.
Vc me perguntou a respeito do site "O Livreiro"; ainda não tenho opinião formada, comecei a fazer minha biblioteca mas acabei parando, sou viciada mesmo é no Skoob!

Nanda disse...

Ei Paulinha,
Passei para retribuir a visita :)
Está lindo o blog novo.
Já ouvi falar destes livros mais ainda não li nenhum e não quero ver o filme antes de ver rs
bjo

Bia disse...

Oi Paula, bem vinda!!!
Adorei seu blog!
Já estou seguindo!

Bjs

Fernanda disse...

Oi, Paulinha! :)

Então, já divulguei seu novo cantinho no twitter, mesmo pq amei a idéia, e já está adicionado na minha blogroll.. ;)

Bjooos!

Sofia A. disse...

Ai, deve ser uma delícia de ler.
Nunca vi o filme, nem li o livro, me deixou com vontade, senhorita! obrigada pela dica!
Um beeeijo!

Bárbara Garcia disse...

Eu tenho vontade de ler esse livro há muito tempo, mas a coleção é meio cara :x Vou ver se em 2010 consigo.

Beijos.

natalyfala disse...

Estou doida pra ler esse livro, desde que eu vi o filme..
Mas como eu to meio falida no momento, acho que vou ter ler por e-book (detesto acompanhar uma história assim!!!)
Bejinhos, o blog está fofo!!!

soninha disse...

Excelente o seu cantinho.Nota 10!bjs

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 . Designed by csstemplatesmarket

Converted to Blogger by BloggerThemes.Net Distributed by Blogger Templates