A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

.


Livro: A biblioteca mágica de Bibbi Bokken

Autor: Jostein Gaarder e Klaus Hagerup

Editora: Companhia das Letras

Ano: 2003
 
 
 
 
Uma das coisas que me chamou a atenção para ler este livro foi o fato de já conhecer um dos seus autores, Jostein Gaarder, o mesmo de “O mundo de Sofia”. Outra foi a palavra “biblioteca” no seu título. Isso bastou para despertar o meu interesse e fazer com que eu o lesse.


Com enredo juvenil, trata-se da história de dois primos: Nils, doze anos, e Berit, treze, que passam as férias juntos em Fjærland, onde mora Berit, no interior da Noruega. No fim das férias, com o intuito de manter o contato, decidem iniciar um epistolário, cartas escritas em um diário que seria enviado pelo correio de um para o outro. Aparecem vários mistérios cercando o tal diário, a dupla acaba descobrindo uma biblioteca mágica e movidos pela curiosidade de conhecê-la, se metem em várias confusões.

O livro é dividido em duas partes. A primeira, intitulada “Epistolário” é composta pelas cartas trocadas entre os primos, relatando as ocasionais pistas que descobrem sobre a biblioteca secreta e sobre a misteriosa Bibbi Boken. A segunda, chamada “Biblioteca”, narra a chegada dos primos à tal biblioteca, seu encontro com Bibbi e traz detalhes mais técnicos a respeito da construção de livros.

Sobre os personagens centrais é interessante observar que Nils tem uma imaginação muito fértil, enquanto Berit, apenas um ano mais velha, é centrada e possui uma visão mais concreta das coisas, trazendo o primo sempre de volta à realidade.

Finalizo com uma citação dessa obra que traz uma das melhores definições de “livro” que já vi: "Um livro é um mundo mágico cheio de pequenos sinais, em que os mortos podem regressar à vida e os vivos podem viver eternamente. É incrível, fantástico e mágico que as letras do alfabeto possam formar tantas combinações, capazes de encher enormes estantes de livros e de escancarar-nos um mundo infindo, que continuará a crescer e a expandir-se enquanto houver homens sobre a Terra."




Aproveito para desejar um ano de recomeços, lutas, vitórias e aprendizado para todos os que têm me acompanhado desde o recente nascimento deste blog! Feliz 2010!


Ah, criei um pequeno (pequeno mesmo!) formulário com o intuito de conhecer meus ilustres visitantes e leitores. Além disso, se você quiser ser avisado quando o Diário de Leituras for atualizado, é só clicar aqui. É bem simples!

19 comentários:

Dandra disse...

Oi Paula!

Adorei a resenha.

Do Jostein Gaarder, só li mesmo O mundo de Sofia, e quero muito ler os outros, incluindo esse da resenha.

A definição de livro é muito perfeita.
Amei!

Bjs e um 2010 excelente pra vc :D

Bia Mendonça disse...

Paulinha, não tinha ouvido falar nesse livro, mas me chamou a atenção com sua resenha claro... mais um para minha lista 2010!
Feliz 2010! bjs

Bia Mendonça disse...

Ah! Notei na sua "estante" ali do lado que vc quer ler O diário de Bridget Jones! Super recomendo, um dos meus favoritos! Um livro super engraçado! E depois veja o filme que tb é muito bom, uma das poucas adaptações que fazem jus a um livro!

bjs

Nanda disse...

Ei Paula,
Não conhecia este livro, adorei a dica.
Feliz Ano novoooo
Que 2010 te traga muitas alegrias, saúde, sucesso e muitooos livros.
beijoo

Bárbara Garcia disse...

Nessas últimas semanas eu li "O mundo de Sofia" e, simplesmente, amei! Estava procurando outro livro do Jostein Gaarader e achei esse interessante.

Você me fez uma pergunta difícil, acho que dos livros da Jane Austen que eu li esse ano o mais legal é "Orgulho e Preconceito". Sem falar, que esse é o que agrega o maior número de fãs. Tanto Emma quanto Mansfield Park tiveram as mais diversas opiniões: uns amam, outros odeiam. As protagonistas não são muito carismáticas ou interessantes no início, mas, com o passar da história, tive um certo apego a elas e hoje gosto muito. Acho que o melhor é você se informar sobre as duas histórias e ver qual te atrai mais (desculpa, no final acho que não ajudei em nada...)

Beijos e feliz 2010.

###a.l.#### disse...

MAGNUM OPUS
O Mantra do Infinito
Autor: Orácio Felipe
Descrição :
Papai estava enfermo, sofrera um acidente. Ele havia afrontado Deus. Mas ele teria mais uma chance. Antes porém, haveria de ser iniciado, afim de que mudasse seus hábitos. O livro conta a história de um novo Cavaleiro do Templo e sua viagem. Quem ajudará um filho da viúva?

www.clubewdosautores.com.br

Meu cantinho disse...

Paulinha, o um dos livros que estão na lista de próximos a serem lidos é "O mundo de Sofia". Por você ter se interessado por outro livro do autor, acredito que tenha gostado.
Adorei a definição de livro. Não há nada mais a ser dito. rsrs

Feliz 2010 para você também! Muito sucesso em todos os lados da sua vida.

Beijos

Meu cantinho disse...

Ah, foi a Mari quem comentou antes. ;)

Julianna Steffens disse...

Eu tenho que admitir que li O mundo de Sophia meio que por obrigação, e que por isso talvez não tenha amado, mas gostei da história deste.. vou anotar o nome =o***
Que o nosso 2010 seja um ano repleto de boas leituras^^

Guilherme Alves disse...

Oi Paula, sempre tive curiosidade em ler O Mundo de Sofia. Sempre encontro ele nas livrarias da vida mas nunca o escolho.

Bjs

Anastácia disse...

Esse livro parece ser legl, só que eu tenho trauma desse autor... Vou preencher o formulário :]]

Parabéns pelo blog, é lindo (vou te seguir)!

Ana Carolina Paul disse...

Heey! :D
Saudades, não tenho comentado no seu blog pq to viajando.
Feliz ano novo!

xxx
Ana

Celsina disse...

Oii, gostei do blog! =D já estou seguindo.
Ahh, vou preencher o formulario ^^

Beijos!Cel,
Meu blog é: http://umajanelasecreta.blogspot.com/

Carla Martins disse...

Oi, Paulinha!

Adorei sua resenha! :)

beijinhos

Daniel disse...

Ich lese gerne.

Ich wünsche dir ein sehr schönes neues Jahr 2010.


Daniel

Jana disse...

Humm fiquei com vontade!
beijo

Lia disse...

Eu adoro "O Mundo de Sofia" e este parece ser bem interessante tb...boa dica!

Lia disse...

Ah, vi que vc está querendo ler "Clarice na Cabeceira"; eu acabei de ler e adorei..logo vou postar a resenha no meu blog.

Lívia disse...

Ah já faz um tempinho que queria ler esse livro e como você eu também fui rapidamente atraída pela palavra biblioteca no título hehe! Está na minhas fila de leituras =)
Mto legal seu blog, parabéns !

Postar um comentário

 

Copyright © 2009 . Designed by csstemplatesmarket

Converted to Blogger by BloggerThemes.Net Distributed by Blogger Templates